A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


EM DIRECTO|Com Tó Neto

Rui DinisRui Dinis
Algures entre o passado, o presente e o futuro, a trompa esteve em directo com Tó Neto.

a_trompa: Quem é o Tó Neto?
Tó Neto: No fundo o Tó Neto sou eu próprio, um Angolano no Coração e um Português/Europeu por força das circunstâncias. Talvez por ter tido um Pai engenheiro que desenvolvia pesquisas no mundo do som e da electrónica desde criança criei o gosto pela música electrónica.
Ao olhar para todos estes anos de imenso trabalho realizado sinto que a natural aposta na minha carreira é algo que vale bem a pena pois os resultados visíveis são hoje uma realidade. Mas talvez a minha página de imprensa possa ilustrar melhor o que acabo de dizer.

a_trompa: O álbum “Láctea” foi considerado por alguma crítica, no seu tempo, como um disco percursor da electrónica em Portugal; como olha para ele hoje, mais de 20 anos depois do seu lançamento?
Tó Neto: É com imensa satisfação que vejo um Disco que foi feito com muito amor e inocência ter hoje um significado no nosso panorama musical. Há um artigo publicado pelo Samuel Jerónimo que pode explicar um pouco do conteúdo do “LACTEA“.
Foi com alguma admiração que vi o disco à venda no eBay para coleccionadores por um preço elevado. eBay1.

a_trompa: Angola parece ser uma referência na sua carreira; que influência teve ou tem na sua música?
Tó Neto: De Angola só posso falar com muita paixão. 1º porque foi a terra que me viu nascer. 2º porque ao crescer naquela terra maravilhosa, com as suas cores, cheiros, sabores, sons, batucadas etc.obtive muitas das influências (principalmente no aspecto rítmico) e de (sons naturais) de que é composta a minha Música.
Angola está e estará sempre presente no meu imaginário como uma terra de futuro. Basta olhar para os novos projectos musicais do pós guerra para ver-mos como a pujança dos músicos angolanos está a influenciar a música de dança e electrónica um pouco por todo o mundo.
Recomendo este site MWANGOLÊ.

a_trompa: O Tó Neto acaba de editar um novo disco, “Néctar”; como o caracteriza?
Tó Neto: “NÉCTAR” é o primeiro de dois discos que estou neste momento a apresentar para celebrar 25 anos de carreira. O outro chama-se “MARAVILHAS DO MUNDO ” e estará no mercado dentro de poucos dias.
O “NÉCTAR” é um Disco que tendo como base um som electrónico mixado com instrumentos acústicos e vocais aponta em várias direcções e estilos musicais diferentes, o que fazem dele , um disco de fusão e experimental. Foi sendo gravado ao longo destes últimos 4 anos no meu estúdio no Algarve e contou com a colaboração de vários músicos internacionais (Amigos meus).

Samanta Ray- vocais – Austrália
Lia Aidam – vocais – Brasil
Diva – vocais – Usa
Alfonso Sanshes – guitarras – Espanha
Dembo joe – percussões e vocais – Senegal / Usa
Dj China – Algarve / Portugal
Rusty – vocais – Inglaterra

O “MARAVILHAS DO MUNDO” inclui alguns temas do “NÉCTAR” do “ANGOLA” e do “PLANETÁRIO ” e ainda 4 novos originais. Este é o disco oficial do Fiesa 2007 (Festival Internacional de Esculturas em Areia).

a_trompa: Que novidades podemos esperar de Tó Neto para os próximos tempos?
Tó Neto: A maior novidade é o “DIGITAL ART TOUR” que estamos a preparar. A ideia é fazer-mos concertos durante estes próximos 2 anos, em Portugal e no resto do mundo. Estamos a produzir uma série de filmes que serão apresentados nos espectáculos e serão sincronizados com a música ao vivo. Alguns desses filmes já podem ser vistos no youtube.

a_trompa: Que balanço se pode fazer dos 25 anos de carreira de Tó Neto?
Tó Neto: Apesar das dificuldades encontradas pelo caminho acho que o balanço é bastante positivo. Uma das razões é nós constatar-mos que a Música Electrónica ou a Música do Futuro como então lhe chamavam é hoje uma realidade inquestionável no panorama musical mundial.

Todas as outras questões relacionadas com com a minha carreira poderão ser esclarecidas nos sites que tenho publicados na net e cujos links estão concentrados no meu blog.

som Ouvir alguns sons de Tó Neto no MySpace.

foto de Tó Neto
tipo Electrónica
sítio toneto.multiply.com
sítio www.toneto.blog.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 1