Em 2010, a carreira de  Rodrigo Amado sofreria um importante impulso. Sobre a razão, essa chama-se “Searching for Adam”:

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Rodrigo Amado, Taylor Ho Bynum, John Hébert e Gerald Cleaver – “Searching for Adam” (Not Two Records, 2010)

A minha entrada no circuito europeu de clubes e festivais foi lenta e um pouco frustrante. Depois da tour realizada na Polónia com os Yells at Eels do Dennis Gonzalez, que não podia ter corrido melhor, fiquei com a sensação de que a partir daí seria mais fácil e natural começar a tocar regularmente na Europa. Nada mais errado. Apesar de enviar dezenas e dezenas de emails com propostas, um pouco para todo o lado, as respostas eram quase inexistentes. Fiz algumas estadias em Berlim, onde toquei em trio com o Rui Faustino e o Jan Roder e aproveitei para fotografar intensamente a cidade, toquei no London Jazz Festival com o Acácio Salero, o Dave Kane e o Paul Dunmall, e pouco mais. Consciente agora que este seria um processo que ia demorar tempo e do qual eu não podia desistir, comecei a pensar num projecto conceptual de grande impacto, um pouco para obrigar a que algo acontecesse. A minha ideia era criar um projecto multidisciplinar que englobasse música e fotografia. Estava desde 2002 a fotografar a cidade de Nova Iorque, aproveitando idas para concertos e outras, e tinha já um conjunto de imagens considerável. Quando comecei a pensar num conceito para apresentar essas imagens cheguei à conclusão de que não queria fazer apenas “mais uma” exposição sobre nova iorque. Queria enquadrar as imagens por forma a que fosse narrada uma história, numa perspectiva totalmente pessoal, com personagens e ambientes que, por acaso, se encontravam em Nova Iorque, mas também poderia ser numa qualquer outra cidade. Por outro lado, senti que existiam semelhanças grandes em termos de métodos, na música e na fotografia, e que ao fotografar, seguia também um processo de improvisação. Em 2007, ano em que foram feitas a quase totalidade das imagens que compõem a série, estive 3 semanas em NY a fotografar, exclusivamente, e limitáva-me a sair para a rua e esperar que as imagens “viessem ter comigo”, sem qualquer tipo de planeamento. Acordava de madrugada e saia, ainda de noite, para apanhar o nascer do sol, e ficava na rua muitas vezes até anoitecer. A grande disponibilidade a que isso me obrigava beneficiou a naturalidade das imagens, numa cidade em que cada vez é mais difícil fotografar. Pensei também que o processo pelo qual estava a passar, de procura de uma linguagem própria na fotografia, era idêntico ao que tinha passado na música. E começou a formar-se esta ideia de busca e de associação entre as imagens e a música. Tinha na altura uma exposição marcada para a galeria Módulo e queria fazer um espectáculo que incluísse a projecção dessas imagens, sequenciadas e trabalhadas em tempo real, por forma a criar uma interacção improvisada entre música e imagem. Convidei o Taylor Ho Bynum (trompete), o John Hébert (contrabaixo) e o Gerald Cleaver (bateria), todos eles também de Nova Iorque, e consegui marcar duas datas importantes, na Casa da Música e no grande Auditório da Culturgest. Depois, convidei ainda um outro fotógrafo, o Guillaume Pazat, para sequenciar as imagens em tempo real no concerto, de modo a que a ligação directa entre música e imagem obedecesse novamente aos princípios da improvisação. No final, ficou “Searching for Adam”, que é no fundo uma narrativa imaginária de uma procura por uma linguagem própria. Os concertos e a exposição foram um enorme sucesso e aproveitei, como habitual, para gravar o quarteto em estúdio. Foi essa gravação que deu origem a este Searching For Adam, o álbum mais celebrado da minha discografia e que impulsionou fortemente a minha projecção a nível internacional.

Rodrigo Amado

Artigos anteriores:

2002 Lisbon Improvisation Players ‎– “Live_LxMeskla” (Clean Feed) Ler

2003 Rodrigo Amado, Carlos Zíngaro e Ken Filiano – “The Space Between” (Clean Feed) Ler

2004 Lisbon Improvisation Players – “Motion” (Clean Feed) Ler

2006 Lisbon Improvisation Players – “Spiritualized” (Clean Feed) Ler

2006 Rodrigo Amado, Kent Kessler e Paal Nilssen-Love – “Teatro” (European Echoes, 2006) Ler

2007 Rodrigo Amado, Carlos Zíngaro, Tomas Ulrich e Ken Filiano – “Surface” (European Echoes, 2007) Ler

2009 Rodrigo Amado, Kent Kessler e Paal Nilssen-Love – “The Abstract Truth” (European Echoes, 2009) Ler

2009 Rodrigo Amado – “Motion Trio” (European Echoes, 2009) Ler

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.