nota de imprensa

[nota de imprensa] Gnomon – “O Homem que Voava Baixinho”

Por em 17 Fev 2015

gnomon_homemvoavabaixinho

“O Homem que Voava Baixinho” é o terceiro trabalho discográfico do projeto musical Gnomon.

Os GNOMON são constituídos por Tiago Machado (guitarras clássica e elétrica), Carlos Ribeiro (guitarras clássica e elétrica), Paco Dicenta (baixo fretless), Chucho González (bateria), Samuel Coelho (violino e eletrónica), Vasco Miranda (piano e teclados) e Noélia Alvarez (voz).
A nova formação é um espaço privilegiado à partilha de culturas musicais, contando com músicos Ibéricos e da América Latina. Cria-se um “locus-arte” que, pela mão da música, complementada pela imagem, compreende a aproximação consciente entre culturas, assinalando sempre o lugar do genuíno e do específico de cada uma das “culturalidades”.

Através da pluralidade de conhecimentos e influências musicais que a cada membro pertence, invoca-se uma forte aproximação à transculturalidade. Na fronteira simbiótica com a imagem encontra-se uma outra forma de consolidar esta nova abordagem musical. Este é o foco do segundo álbum – “O Homem que Voava Baixinho”.

Com início em 2013, este trabalho discográfico corporiza um conceito de gravação que procurou manter a base orgânica do grupo, posto em prática através da gravação dos temas ao vivo em estúdio (Estúdios Rangel). Esta opção tornou-se decisiva para os resultados estéticos da nova sonoridade de GNOMON.
Produzido, misturado e masterizado por Hugo Correia (Fadomorse) este álbum conta com a participação de convidados como: Bruno Santos (percussão), Carlos Barros (percussão), Filipe Raposo (piano), João Mortágua (saxofone), Ricardo Monteiro (vibrafone), David Sousa (flauta alto) e João Ramos (clarinete).

No “O Homem que Voava Baixinho” os GNOMON entram numa nova fase no que toca a colaborações e a sinergias com as demais artes, Carlos Barros (Barcelona), Behind the Dark (Dublin), Beneath the Skin (Barcelona), Alua Polen (Castro Laboreiro), Joaquim Pavão (Porto) e Pedro Ferreira (V. N. Famalicão) são as pessoas/coletivos que dão imagem à nova sonoridade dos Gnomon.

O Concertos de apresentação deste novo álbum irão se realizar nos dias 8 de Fevereiro em Vigo na Fundação Sales, 13 de Fevereiro na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão e 22 Fevereiro no Centro Cultural de Tábua, no Festival Artes de Santa Comba Dão.

TAGS
RELATED POSTS
1 Comentrio
  1. olinda de freitas

    18 Fev 2015

    maravilha que faz voar, alto, até ao dentro!

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.