Estão de regresso e em bom estilo, mas atenção, é apenas uma amostra. Uma amostra do novo álbum que nascerá lá para o Verão; uma amostra do que tem para nos oferecer o renovado colectivo. Lembrando que Pepe de Souza (bateria) e Ricardo Barriga (guitarra), se juntaram ao núcleo duro composto por Guillermo De Llera (voz e percussão), James Beja (baixo e voz) e Abel Beja (guitarra e voz). E porque é apenas uma amostra, tem o sabor que muitos EP’s têm; o sabor a pouco.
À beira de completarem uns fantásticos 15 anos de actividade, os Primitive Reason têm em “Cast the Way” o engodo perfeito para nos conduzir ao resultado do seu espírito criativo – não é novo, é apenas diferente. Um espírito livre feito de um sem fim de deambulações estéticas. Um incrível cenário de fusão, destinado pela sua natureza a cruzar múltiplas influências, géneros e ideias; destinado a deixar, mais uma vez, a chancela de qualidade dos Primitive Reason. “Cast the Way” não engana, exala Primitive Reason por todos os poros…
Composto apenas por 4 temas, é exactamente o primeiro, o que dá título ao disco, aquele que melhor encarna o espírito Primitive Reason; eclético e pujante. Em “Thus the Rust”, e levados por uma calmia inicial, despertamos bruscamente, quase no fim, quando um riff dá o tiro de partida que nos levará em potência a um final ao melhor estilo hardcore. Em “The Reckoning Beneath”, as águas voltam a serenar, num jeito mais reggae, num jeito mais meloso. Para o fim, estava guardado “Init Inus”, uma quase tranquila aventura, não fosse o pequeno devaneio final, inesperado, aroma a outras paisagens mais quentes. Entre o rock, o metal, o punk, a música étnica ou o rap, para De Llera e companhia, a música é apenas isso, música.
Bem produzido, ainda que sem inovações de maior, “Cast the Way” apenas confirma o que já sabíamos; o profissionalismo de uma banda com quase 15 anos de estrada. Diferentes e únicos, os Primitive Reason estão iguais a si próprios. Agora venha o resto.

som Ouvir dois dos novos sons de “Cast the Way”; entre outros temas.

capa de Cast the Way
“Cast the Way” – Primitive Reason (Kaminari, 2007)

01 Cast The Way
02 Thus The Rust
03 The Reckoning Beneath
04 Init Inus

tipo Fusão/Metal/Reggae
sítio www.primitivereason.com/

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.