100 palavras

Os Pôpos e as suas Bailarinas

Por em 8 Ago 2009

O Verão é uma alegria, uma festa, um corrupio de farturas, churros e outras doçarias pouco aconselháveis – mas sempre apetecíveis. Quero dizer, às vezes é uma alegria, nem sempre; mas adiante. O facto é que parte desta alegria é fruto de uma correnteza musical que corre o país de lés a lés, em festas e romarias que nunca mais acabam. Entre santos, touradas e feiras diversas, é ver as noites animadas por tantos e tão diferentes artistas deste nosso ameno Portugal; mais ou menos ligeiros.
O maestro está de férias e como tal, é quase impossível fugir e não sentir na pele o calor das festas de Verão. Bem, reformulando, neste tempo nem se foge, a ideia é descontrair, beber umas frescas e esperar que o dia acabe em festa. Há dias foi José Cid. O grande José Cid, uma das figuras maiores do Portugal musical, a marcar presença na Nisartes 2009. José Cid & Big Band, num concerto com os êxitos de sempre e palavras a mais. Muitos minutos se torram com histórias e historietas. O Portugal popular chama-lhe ‘fazer render o peixe’. Foi uma noite diferente em Nisa, noitada de estreia aqui do maestrinho.
Dias depois, ontem, a festa foi outra. Já em Figueira de Cavaleiros, simpática freguesia do Concelho de Ferreira do Alentejo, na doce Feira do Melão, foi noite de Pôpo e as Suas Bailarinas. Noite ligeira e algo fria ao som de um incontornável:

Toda malta gritou
Até o ‘Pôpo’ ajudou
Aperta aperta com ela
A banda sempre a tocar
O Povo todo a cantar
Aperta aperta com ela
Nós apertamos os dois
Então ai é que foi
Aperta aperta com ela
Assim amor pois então
Começou nossa paixão
Nesse baile de verão
” (Versão de “Baile de Verão” – José Malhoa)

O Verão é mesmo uma alegria. E hoje é dia de Ruth Marlene.

fotos de José Cid e Pôpo

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.