Featured olhares

“Borda Tu!” ou a loucura da Charanga

Por em 11 Fev 2015

bordatu

Ruptura, recriação e muita loucura com a Charanga.

Nenhum prémio pareceu tão merecido e adequado como o Megafone/SPA 2014 – categoria música – que a Charanga recebeu no ano passado. Há de facto em “Borda Tu!” uma espécie de incorporação do espírito Megafone, o projecto avivado pelo saudoso João Aguardela. E arriscaria a dizer, um espírito ainda mais livre e louco.

A tradição e a modernidade encontram-se na Charanga de uma forma totalmente despreocupada e livre de preconceitos; e com algum humor à mistura. Em “Borda Tu!”, puro exercício de criatividade e liberdade, computador, beatboxes e sintetizadores, encontram tambores, gaitas-de-foles e violinos com uma naturalidade desarmante. Quem disse que não podem conviver em paz?

O cancioneiro é variado e não menos louco. Tendencialmente original, “Borda Tu!” abriga também pequenas variações e versões de outros temas, harmonias adaptadas que podem ir de António Variações a Kraftwerk. É ouvir “Ther Model (Modelito)”.

“Borda Tu!” é uma deliciosa forma de experimentar realidades dissonantes, tão naturalmente em consonância. Isso e a saudável loucura de criar recriando. [OUVIR]

[rwp-review id=”0″]

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.