Fevereiro, 2004

LETRAS|”Acordar” – Rádio Macau

Fevereiro 29th, 2004 | versão papel versão papel

“Acordar” – Rádio Macau

Não parti mas já não sei voltar

ando às voltas a esquecer quem sou

bebo a noite até o sol chegar

ele sempre me encontrou

Não sei viver sem ter de viver

e o que me dão já não sei gostar

Não se perde o que não se quer ter

cada vez mais sei esperar

Só o amor me faz correr

Só o amor me faz ficar

Só o amor me faz perder

Só o amor me faz querer mais

E se for

a primeira vez

que os teus dedos

tocam a luz da manhã

dá-me a tua mão

respira o ar do dia

talvez nada mais

Só o amor me faz correr

Só o amor me faz ficar

Só o amor me faz perder

Só o amor me faz querer mais

(Letra: Xana e Flak)

“Acordar” – Rádio Macau (2003/Universal)

Tags:

TROMPABOLSA|Semana nº6: 22 a 28 de Fevereiro de 2004

Fevereiro 29th, 2004 | versão papel versão papel

01 (N) Gomo (3,50 / N)

02(12) The Ultimate Architects (3,50 / +0,50)

03(02) Melo D (3,25 / -0,50)

04(19) The Vicious Five (3,25 / +1,25)

05(10) Ramp (3,00 / 0)

06(01) Hipnótica (2,75 -1,50)

07(06) Loosers (2,75 / -0,50)

08(08) Grace (2,50 / -0,50)

09 (N) Tendrills (2,50 / N)

10(18) Stowaways (2,25 / 0)

11 (N) Prime (2,25 / N)

12(07) X-Wife (2,00 / -1,00)

13 (N) Matozoo (2,00 / N)

14 (N) The Gift (2,00 / N)

15 (N) Flux (2,00 / N)

16 (N) Yellow W Van(2,00 / N)

17(05) Dealema (1,75 / -1,50)

18( N) Noctívagus (1,75 / N)

19(20) The Legendary Tigerman (1,50 / -0,50)

20 (N) Mind da Gap (1,50 / N)

De saída: 03 Nicorette; 04 Rádio Macau; 09 [f.e.v.e.r.]; 11 Sloppy Joe; 13 The Wray Gunn; 14 Fat Freddy; 15 Three and the Quarter; 16 Bullet; 17 Kátia Guerreiro;

Fontes:Revistas Luso Beat, Rocksound e Mondo Bizarre, Jornal Blitz, suplementos Y (Público) e DNMais (Diário de Notícias), Rádios Antena 3 e RUC (Santos da Casa), os sítios na Internet: Divergências, Música Total, Alternative Youth, Bodyspace, Cotonete, A Puta da Subjectividade, Rua de Baixo e Disco Digital e o top nacional de vendas.

Sem tags

FIGURAS|Armando Teixeira

Fevereiro 28th, 2004 | versão papel versão papel

“Armando Teixeira é dos maiores activos da nova música portuguesa e representa uma promissora imagem de futuro. Talento, disciplina e trabalho.”(LusoBeat, Dez. 2003).

É realmente impressionante a disciplina com que Armando Teixeira consegue gerir os seus três principais projectos.

Pensar em Balla, Bullet e Bizarra Locomotiva e associá-los a Armando Teixeira, com todos os aspectos em comum que estes possuem mas principalmente nos aspectos que os fazem divergir, faz-nos de facto meditar sobre todo o seu ecletismo, polivalência e criatividade infindável.

Se nos lembrarmos que antes ainda formou os Ik Mux e pertenceu aos Boris Ex-Machina e Da Weasel, é motivo para goelar bem alto: Enorme Armando.

Tags: , , , , , ,

AGENDA|Grace

Fevereiro 27th, 2004 | versão papel versão papel

Para promoção do EP “High on You” os Grace vão estar nas FNAC de Lisboa este fim de semana:

- FNAC do Chiado, dia 27 Fev. às 18h30

- FNAC do CascaisShopping, dia 28 Fev. às 17h00

- FNAC do Colombo, dia 29 Fev. às 17h00

Tags: ,

CONCERTOS|8ª Edição da Quinta dos Portugueses ao Vivo – Évora

Fevereiro 27th, 2004 | versão papel versão papel

BBRRRR!

Que frio de rachar!

Correu bem, foi casa cheia, quase cheia!

Os Nagual abriram as hostilidades, com a casa ainda pouco composta, o trio disparou o seu rock acústico potente ainda que a necessitar de maior rodagem. Gostei da interpretação final.

Com algum nervosismo na entrada, os Houdini Blues, a jogar a casa, entraram com ”Tragic Queen” para aquecimento geral, tendo acabado a sua prestação a agitar as hostes com “Caballa” e “You are the Man”. Óptimo final com um bom original pelo meio.

Assente em “High on You”, recente EP da banda, os Grace com a afectuosidade do seu rock ofereceram-nos uma das prestações mais consistentes da noite. Interessante.

Dealema, começa a ser sinónimo de espectáculo, de empolgante. E foi. A grande prestação da noite a par dos Rádio Macau.

Com André Indiana começou a arrefecer o ambiente, não que as composições não sejam boas, não que André Indiana não seja de facto um grande guitarrista, o problema é que soube a pouco, não deu tempo. Talvez!

Com Blunder o arrefecimento continuou, o som é bom, convidativo mas…só deu para despertar no fim com “Blister in the Sun”, como que preparando o caminho para os Rádio Macau.

E com Rádio Macau se acabou a noite. E acabou bem. Muito bem. A capacidade de adaptação, reinvenção dos Rádio Macau não pára de nos surpreender. Soube a pouco a magia do fim de noite.

O Filme – Parte 1 (Nagual, Houdini Blues e Grace)

O Filme – Parte 2 (Dealema, André Indiana e Blunder)

O Filme – O Fim (Rádio Macau)

Prestações que mais gostei (sem ordem): Dealema, Rádio Macau e Grace

Tags: , , , , , , ,

RECORDAÇÕES|”Linha Geral” – Linha Geral

Fevereiro 26th, 2004 | versão papel versão papel

Na escuridão habitual. RRV.

Alguém terá ficado indiferente à Linha Geral?

Ainda hoje arrepia, o som, entristece, deixa que saudade…

Que tristeza tal existência efémera a da Linha Geral. Ainda hoje nos deixa assim, sem palavras, estranhos, nostálgicos.

O vinil “Linha Geral”, mais do que um disco é um documento, é história, é o poder da palavra, da poesia, da acção, da revolta, da luta.

A exaltação na voz, a intervenção na alma, a Linha Geral é a prova magistral de como é possível compor e cantar com esta alma, a portuguesa.

Que memória!

Inesquecível.

Lado A:

-01 Porque os Outros-

“Porque os outros se calam mas tu não / Porque os outros se calam mas tu não / Tu não!”

-02 Dança de Sombras-

Um passo / Um passo mais / Um passo / Um passo mais / Agora! / Agora!”

-03 Formas Estranhas (Instrumental)-

-04 Coro Jovem-

“Quando a vida está parada / E a ilusão se desvanece / É que o sonho se derrama / E o futuro se anuncia”

Lado B:

-05 Auto de Fé-

“Não partimos nem chegamos / Nem escolhemos nem nos damos / O que fomos e seremos / onde vamos chegaremos / Estamos perto estamos sós / No silêncio nossa voz”

-06 Sinais do Tempo-

“Derrubaremos os muros / Erguidos à nossa volta / Os mistérios os segredos / De que é feita a nossa vida”

-07 Ousadia-

“Faremos do medo ousadia / Da noite manhã clara / Do fado outro destino / Do terror alegria”

-08 Riscando os Céus (Instrumental)-

“Linha Geral” – Linha Geral (LP, Ama Romanta, 1989)

Ouvir ainda o “Hino à nossa luta” e “Em céu aberto”. Memorável.

Tags:

SECÇÃO MP3|Bildmeister

Fevereiro 25th, 2004 | versão papel versão papel

Hugo + Gil + Nuno + João. Desde 97 que vão persistindo.

“Here alone”, é o novo single de avanço para o álbum a sair ainda durante este trimestre. “Here Alone”, “Transistor” e “I Fit In My Style” (Stealing Orchestra Mix) são os temas incluídos no single e que podem ser escutados AQUI, em MP3 (Clicar em Catálogo>Bildmeister>mp3).

Sítio:http://bildmeister.planetaclix.pt

Sítio:http://www.bor-land.com

Tags:

TROMPABOLSA|Semana nº5: 15 a 21 de Fevereiro de 2004

Fevereiro 24th, 2004 | versão papel versão papel

Com alguns dias de atraso, aqui está o exercício do costume, com a usual pouca cientificidade eis a lista da quinta semana de TrompaBolsa. De salientar a manutenção dos Hipnótica no primeiro lugar e a entrada de 10 novos nomes, em especial dos Nicorette para nº3.

01(01) Hipnótica (4,25 / -3,00)

02(03) Melo D (3,75 / +1,25)

03 (N) Nicorette (3,50 / N)

04 (N) Rádio Macau (3,50 / N)

05 (N) Dealema (3,25 / N)

06(12) Loosers (3,25 / 0)

07(05) X-Wife (3,00 / -1,00)

08 (N) Grace (3,00 / N)

09 (N) [f.e.v.e.r.] (3,00 / N)

10(08) Ramp (3,00 / -1,00)

11 (N) Sloppy Joe (3,00 / N)

12(14) The Ultimate Architects (3,00 / 0)

13 (N) The Wray Gunn (3,00 / N)

14(13) Fat Freddy (2,50 / -0,50)

15(06) Three and a Quarter (2,50 / -1,50)

16 (N) Bullet (2,50 / N)

17 (N) Kátia Guerreiro (2,50 / N)

18(07) Stowaways (2,25 / -1,75)

19(10) The Vicious Five (2,25 / -1,25)

20 (N) The Legendary Tiger Man (2,00 / N)

De saída: 02 Gomo; 04 Pedro Abrunhosa; 09 Olga; 11 The Gift; 15 Peste e Sida; 16 Limbo; 17 Ghost in the Machine; 18 Blind Zero; 19 The Great Lesbian Show; 20 Noctívagus.

Sem tags

AGENDA|Quinta dos Portugueses ao Vivo

Fevereiro 24th, 2004 | versão papel versão papel

Dia 26 de Fevereiro em Évora, Palácio Cadaval – Jardim do Paço, às 21h00:

- Rádio Macau

- Blunder

- André Indiana

- Dealema

- Grace

- Houdini Blues

- Nagual

Tags:

REVISTA ROCKSOUND|Fevereiro 2004, nº15

Fevereiro 23rd, 2004 | versão papel versão papel

O sampler nº15 do mês de Fevereiro de 2004 da revista Rocksound traz um conjunto de 7 temas (6 em áudio e um em vídeo) interpretados por músicos portugueses. Aqui fica a sua identificação e a minha simples opinião:

Audio:

Peste e Sida “Funky Riot”: : assim assim

Prime “Dark Days”: : positivo

Stowaways “The Room Upstairs”: : positivíssimo

The Vicious Five “The Electric Chants of the Disenchanted”: : assim assim

Retroact “I bet you love me too”: : positivo

Eternal Mourning “Walk of Misery”: : assim assim

Vídeo:

Noctívagus “Bad Dreams”: : positivo

Do CD “…why not you” – Alla Polacca/Stowaways

Tags: , , , , , , ,

CRÍTICA|”Elevata” – The Ultimate Architects

Fevereiro 22nd, 2004 | versão papel versão papel

Tenho que confessar.

Até gostei do disco mas esperava mais, muito mais. Não sei bem o que esperava, é certo, mas depois de “The Ultimate Architects” (2001), esperava algo mais, algo diferente, em evolução, mais consistente, fora de um registo algo estereotipado que o disco por vezes parece seguir.

A pop electrónica portuguesa aí está, a ganhar força, e nesse campo não há dúvida que os Ultimate Architects estão na linha da frente e merecidamente. No entanto, com “Elevata”, parece que ficaram como que a marcar passo, parecendo por vezes até ter engrenado a marcha atrás, na forma como falharam alguns desafios, por exemplo, a voz.

As componentes multimédia e gráfica do CD estão magníficas.

“Elevata” – The Ultimate Architects(2003/Ed. Autor/Musicactiva)

01 Neon Moon

02 Endorphine

03 Nebula

04 The Pain

05 Neon Moon (Elektro.Lux)

Sítio:www.theultimatearchitects.com

Tags:

AUDIÇÕES|10 Sons para uma semana

Fevereiro 21st, 2004 | versão papel versão papel

Eis os sons da semana e para a semana…

1. “Elevata” – The Ultimate Architects

2. “Reconciliation” – Hipnótica

3. “A verdadeira história” – Peste e Sida

4. “Extravaganza” – Houdini Blues

5. “#2 Humanize” – Ghost in the Machine

6. “Best of” – Gomo

7. “Acordar” – Rádio Macau

8. “Mesa” – Mesa

9. “…why not you” – Alla Polacca/Stowaways

10. “Pequena fábula” – Mler ife Dada

Um dos melhores: “Mesa” – Mesa

Tags: , , , , , , , , , ,

SECÇÃO MP3|[f.e.v.e.r.]

Fevereiro 20th, 2004 | versão papel versão papel

Quem são os [f.e.v.e.r.], banda “industrial-doom-gótico-metal” (in Blitz) convidada pela editora alemã Equinoxe Records para participar no tributo a The Cure?

Se há alguma curiosidade a banda dá-se a conhecer no seu sítio, onde estão disponíveis dois temas para download, um de cada CD EP da Banda. “Welcolme” do novo EP “Iconflict” de 2003 (foto) e “Need to Bleed” do EP de 2001 “…Human to Bondage.EP”.

Disponível para download AQUI

Tags:

AGENDA|Catálogo de Distribuição da Musicactiva

Fevereiro 19th, 2004 | versão papel versão papel

Fat Freddy

- Hard Club, Vila Nova de Gaia, Dia 21 de Fevereiro de 2004, às 22h30

- Café Concerto do Rivoli, Porto, Dia 27 de Fevereiro de 2004, às 23h00

- Contagiarte, Porto, Dia 28 de Fevereiro de 2004, às 22h30

- Maus Hábitos, Porto, Dia 4 de Março de 2004, às 23h00

- Insólito Bar, Braga, Dia 13 de Março de 2004, às 23h30

- Acert., Tondela, Dia 27 de Março de 2004, às 23h00

The Ultimate Architects

- FNAC Almada, Dia 22 de Fevereiro de 2004, às 17h00

- FNAC CascaiShopping, Dia 29 de Fevereiro de 2004, às 17h00

Ölga

- Maus Hábitos, Porto, Dia 6 de Março de 2004, às 23h30

[f.e.v.e.r.]

- Bar Satori, Loulé, Dia 23 de Fevereiro de 2004

Bildmeister

- RUM, Braga, Dia 25 de Fevereiro de 2004, às 22h00

- O Meu Mercedes…, Porto, Dia 26 de Fevereiro de 2004, às 23h30

- Auditório Municipal, Vila do Conde, Dia 28 de Fevereiro de 2004, às 22h30

Bildmeister

Sítio:www.musicactiva.com

Tags: , , , , ,

LETRAS|”Que amor não me engana” – José Afonso

Fevereiro 19th, 2004 | versão papel versão papel

Que amor não me engana

Com a sua brandura

Se da antiga chama

Mal vive a amargura

Duma mancha negra

Duma pedra fria

Que amor não se entrega

Na noite vazia?

E as vozes embarcam

Num silêncio aflito

Quanto mais se apartam

Mais se ouve o seu grito

Muito à flor das àguas

Noite marinheira

Vem devagarinho

Para a minha beira

Em novas coutadas

Junta de uma hera

Nascem flores vermelhas

Pela Primavera

Assim tu souberas

Irmã cotovia

Dizer-me se esperas

Pelo nascer do dia

(Letra: José Afonso)

“Venham mais cinco” – José Afonso ( 1973/LP Orfeu)

Sítio:Associação José Afonso

Tags:

DESTAQUE|COMA – 4º concurso de música de Aveiro

Fevereiro 18th, 2004 | versão papel versão papel

Estão abertas as inscrições para o 4º concurso de música de Aveiro, evento idealizado à quatro anos pela Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Até 5 de Março todas as bandas interessadas deverão enviar uma maqueta com um mínimo de três temas, biografia actualizada da formação e contactos para “Concurso de Música de Aveiro – COMA 2004, Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Campus Universitário de Santiago, Agra do Castro, 3810-193 Aveiro.

Mais informações clicar em baixo

Sítio:coma.no.sapo.pt

Tags:

AGENDA|Rádio Macau

Fevereiro 18th, 2004 | versão papel versão papel

Tour Acordar

- 19 Fev. Castelo da Maia – Maia – Club Tertúlia Castelense, às 23h00

- 20 Fev. Tondela, Auditório ACERT, às 23h00

- 21 Fev. Arcos de Valdevez, Auditório Casa das Artes, às 23h00

- 26 Fev. Évora, Quinta dos Portugueses, Palácio Cadaval, a partir das 21h00

Rádio Macau

Tags:

AUDIÇÕES MP3|Líbido, Quetzal’s Feather e Nagual

Fevereiro 17th, 2004 | versão papel versão papel

3 projectos, 3 diferenças

1. Líbido “Stay with me”

Hip Hop, Pop, tudo sedimentado com alguma electrónica, mas nada de extraordinariamente estimulante.

2. Quetzal’s Feather “Mass murderers”

No campo do rock alternativo, os Quetzal’s Feather e com este tema, mostram alguma necessidade em encontrar o seu caminho, ainda que o tema tenha uma força bem interessante.

3. Nagual “Nagual”

Convergência interessante entre um certo pop rock e as sonoridades mais acústicas, mais etno, mais tribais…a seguir com atenção.

Nagual

Tags: , ,

OBRIGADO|Carlos Paredes

Fevereiro 16th, 2004 | versão papel versão papel

e parabéns…

O Mestre Carlos Paredes faz hoje 79 anos.

Tags:

RECORDAÇÕES|”Pequena Fábula” – Mler ife Dada

Fevereiro 16th, 2004 | versão papel versão papel

O disco não é de facto uma recordação (2003), mas a música, a fantasia, a diferença, a existência, essa sim, é uma recordação, uma emoção, ainda hoje.

Mler ife Dada, serão “somente”, a grande referência da música pop dos anos 80, referência de um passado e referência constante de um futuro. Ao ouvir Mler ife Dada percebemos facilmente como conseguem algo de verdadeiramente extraordinário; o passo à frente em que estavam com a sua arte durante a década de 80, ainda hoje mantém. Ainda hoje há um espírito de modernidade que se mantém intocável. Ficamos sempre com a ideia que ainda hoje, os Mler ife Dada estão ali, bem além face à concorrência actual, são ainda como que o farol para muito bons artistas.

Há toda uma fantasia na música dos Mler ife Dada, que nos soa irrepetível, deliciosa, eterna…

“Pequena fábula” – Mler ife Dada (2003/Universal)

01 Novo Zuvi Zeva Novi

02 Sombra Desta Pirâmide

03 l’amour Va Bien Merci

04 Erro De Cálculo

05 A Elsa Disse

06 Música Do Homem Que Anda (Walkman Music)

07 Valete (De Copas)

08 Choro Do Vento E Das Nuvens

09 Sinto Em Mim

10 Libertária

11 Dance Music

12 Xwe Xwe

13 L’amour Va Toujours Bien, Merci

14 Coração Anti-Bomba

15 Outro Dia

16 Spring Swing

17 Zimpó

18 Zuvi Zeva Novi

19 Pandra-Bomba

20 O Último Mergulho

21 Fake Jazzmen

22 Desastre De Automóvel Em Varão De Escadas

23 Alfama

Tags: